Como criar uma coleção de semijoias? Segredo revelado
- Maxi Steel
- 9 de set.
- 3 min de leitura

Criar uma coleção de semijoias é muito mais do que escolher peças bonitas do seu mostruário, é um processo criativo e estratégico que transforma suas joias em histórias que conectam com suas clientes.
Por que criar coleções de semijoias?
Criar coleções cuidadosamente planejadas oferece diversas vantagens:
Se manter atualizado: Coleções permitem que você acompanhe as tendências do mercado e ofereça produtos relevantes em diferentes épocas do ano.
Fortalecer a marca: Na sua coleção de semijoias você pode colocar um toque exclusivo, um padrão em algum estilo de peça ou comunicação que fortalecerá a sua marca.
Aumentar as vendas: Lançamentos e novidades geram interesse, aumentando a frequência de compras e fortalecendo a conexão com a sua marca, além de que em coleções sua cliente verá uma peça como complementar a outra e isso pode fazer com que ela compre mais joias.
Criar engajamento: Coleções temáticas geram engajamento nas redes sociais e fortalecem a conexão com seus clientes.
Movimentação de estoque: Misturando peças que já estavam na sua loja com novidades, pode fazer com que suas clientes as vejam de outra forma e comprem produtos que antes estavam parados no estoque.
Construir histórias: Coleções permitirão construir uma narrativa que se conecta com o seu público e cria um vínculo emocional com a sua marca.
Criar coleções é investir no sucesso do seu negócio! Com planejamento, criatividade e a seleção de peças certas, você pode construir um negócio de sucesso e encantar seus clientes!
Como criar uma coleção de semijoias?
Agora que você já conhece a importância de criar coleções veja o passo a passo:
1. Pesquisa e Moodboard:
Pesquise as tendências do momento em portais de moda, feiras de joias e busque inspirações em sites como o Pinterest.
Depois crie um moodboard, fazendo colagens de todas as imagens, cores e elementos que te inspiraram para fazer a coleção.

2. Conceito: Com muita pesquisa e uma biblioteca de referências completa no moodboard, pense em um conceito, algo que conte uma história sobre as joias escolhidas e encante os clientes. O conceito é a alma da coleção, o que vai dar sentido a cada peça, é a reunião de todas as suas inspirações, tendências e aquilo que você quer comunicar.
Veja alguns exemplos de conceitos que criamos na Maxi Steel:
Coleção Latina
"Latina" é uma homenagem a beleza latino-americana, com forte impacto das cores, sabores, musica e arte presentes na nossa cultura.
Linguagens do amor
Nessa coleção demonstramos as 5 linguagens do amor no Dia dos Namorados.
Estações
"Estações" traz a dupla interpretação de a estação do ano outono e as estações da vida de uma mulher. Demonstramos o amadurecimento e a mudança de fases da vida com joias de diferentes estilos e uma estética do vintage ao moderno.
4. Curadoria e Mixes:
Após definir o conceito, selecione as peças que tenham relação com a temática da coleção e monte os mixes, criando conjuntos harmoniosos que se complementam e contam uma história única.
5. Ensaio Fotográfico: Chegou a hora de dar vida a todas essas ideias no ensaio fotográfico, colocando em cada look, olhar e em toda a campanha a essência do conceito.
A fotografia é fundamental para transmitir a mensagem da coleção e encantar os clientes, então certifique-se que o fotógrafo escolhido é especialista em joias para que as peças fiquem nítidas nas fotos.
Leve elementos e roupas que em conjunto com suas joias transmitam o conceito no final.
Quer criar coleções de sucesso para a sua marca? Conheça as joias em aço da Maxi Steel que além de serem lindas não oxidam e nem causam alergias.
Comentários